quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ESCOLHA UMA RESPOSTA

Pensar é fácil, agir é difícil e colocar os pensamentos de alguém em ação é a coisa mais difícil desse mundo.   Johann Wolfgang
A vida pode lhe nocautear, se você assim permitir. Mas as coisas não têm que ser necessariamente assim. Nem sempre você pode controlar o que está vindo sobre você, mas você pode, sim, decidir sobre como irá responder à sua inesperada circunstância. 

Você pode decidir como responder e a maneira como você responde pode fazer toda a diferença do mundo. Existe uma positiva e até bem humorada maneira de responder sobre tudo que vem até você. Apesar de as circunstâncias não serem as ideais, a sua resposta pode ser exatamente a mais correta. 

Em vez de você se permitir sucumbir pelas pressões da vida, tome a decisão de buscar algum valor em cada uma delas. Em vez de impulsivamente reagir como força de um hábito, tome a decisão de agir com base em um positivo propósito. Escolha uma resposta que tenha como base não apenas a situação, mas quem você é e onde você deseja chegar. Ao fazer isso, você pode se manter no controle, não importa o que possa vir sobre você.

Nélio DaSilva
Para Meditação:
Amigo, guarde o equilibrio e o bom senso: não os perca de vista nem por um minuto. Eles guardarão a sua alma viva e feliz, manterão você saudável e alegre.  Provérbios 3:21

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ADAPTE-SE


Eu não posso mudar o mundo que vejo ao meu redor, mas posso mudar a maneira pela qual vejo o mundo dentro de mim.  Norman Vincent Peale
U ma das maneiras mais garantidas de se sentir miserável é insistir na ideia de que tudo o que se passa ao seu redor tem que acontecer de uma maneira específica e uma das mais salutares maneiras de fazer com que a vida seja continuamente agradável é a de ser flexível e adaptável, independentemente do que venha pela frente. 

Real sucesso não consiste em estar absolutamente no comando do mundo ao seu redor. O sucesso que realmente importa vem em se estar em paz com o mundo com o qual você vive. Ser persistente fará com que você alcance grandes conquistas. Porém, ser meramente obstinado e teimoso fará com que você viva num perpétuo desapontamento. 

Óbvio, vá em frente, estabeleça ambiciosos alvos e lute para alcançá-los, porém, não trivialize o processo ao demandar ou esperar que cada detalhe se encaixe perfeitamente dentro dos seus planos. Quanto mais flexível você é a respeito das coisas que realmente não têm grande importância, mais capacidade você terá para realizar as coisas que realmente são importantes. Quanto mais aberto você estiver para se adaptar, mais gratificante e agradável será a sua vida. Adapte-se e você irá experimentar o que de melhor a vida pode oferecer-lhe.

Nélio DaSilva
Para Meditação:
Fico satisfeito com muito ou com pouco. Encontrei a receita para estar alegre, com fome ou alimentado, com as mãos cheias ou com as mãos vazias. Onde estiver e com o que tiver, posso fazer qualquer coisa por meio daquele que faz de mim o que sou. Filipenses 4:12-13 (Mensagem)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SER FORTE

A nossa imaginação é a única limitação que podemos ter diante do futuro.  Charles Kettering
S e você quer ser forte, seja paciente, reflexivo e compreensivo. Qualquer pessoa pode ser rude, mas é necessário força real para ser gentil e polido. Se você quer ser forte, seja persistente. Força perseverante não vem num piscar de olhos, mas é construida através do tempo. 

Se você quer ser forte, tenha o hábito de agir. As pessoas mais fortes são aquelas que agem enquanto outras apenas falam e projetam. Se você quer ser forte, seja humilde. Coloque o seu foco no fazer em vez de se preocupar em obter o crédito. 

Se você quer ser forte, seja alegre. Quando você desfruta o que faz, você se torna muito mais eficiente. Se você quer ser forte, seja você mesmo. A força genuína que você tem consiste – sob muitos aspectos – em ser a pessoa que você é.
Nélio DaSilva
Para Meditação:
Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau, o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não os oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece 
com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los.   Eclesiastes 9:2

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

QUEM VOCÊ É

A questão é entender a mim mesmo, enxergar o que Deus realmente quer que eu faça...encontrar a idéia pela qual eu possa viver e morrer. Soren Kierkgaard
V ocê realmente deseja o que você pensa que deseja ou você está apenas perseguindo um sonho emprestado? O mundo está constantemente lhe sugerindo uma enorme quantidade de coisas para você obter. O problema é que essas coisas não lhe trazem satisfação e contentamento. 

Quando você passa a tentar concretizar um sonho que não é seu, não haverá paixão que possa impulsionar tal sonho. Portanto, pare de ouvir o que mundo está dizendo o que você deve desejar. Pare para ouvir quem você realmente é. Viva, não para impressionar os outros mas para focalizar nos valores mais preciosos para você. 

O sucesso genuíno vem quando você passa a compreender que o mero sucesso em si mesmo tem pouco ou nenhum significado. Real sucesso ocorre quando você íntima e profundamente se dá conta de quem você realmente é.
Nélio DaSilva
Para Meditação:
...pela graça de Deus, sou o que sou.  I Corintios 15:10

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Homenagem a Irmã Maria Rosa

No último dia 14 de setembro de 2011 aos 101 anos, o Senhor chamou para a Glória Eterna a irmã Maria Rosa, uma das fundadoras da Primeira Igreja Batista em Apucarana.

Maria Alves Rosa nasceu no dia 17 de fevereiro de 1910, na cidade de Itaperuna, no Rio de Janeiro. Batizou-se com 13 anos e mais tarde casou-se com Alcebíades Joaquim da Rosa (falecido), com quem teve 2 filhos Azael (falecido) e Azarias. 

Vieram para Apucarana e foram abençoados com mais 2 filhas Rute e Leni, além dos filhos deixou 15 netos, 29 bisnetos e 8 tataranetos. D. Maria Rosa, foi ainda uma das fundadoras da Primeira Igreja Batista em Faxinal, onde residiu até seu último dia.

A família, apesar de entristecida, glorifica a Deus pela vida da “vó Maria”, por ter sido serva fiel e temente a Deus, exemplo para todos e a Primeira Igreja Batista de Apucarana, dedica este espaço para homenagear esta serva valorosa que contribuiu com amor e dedicação para a existência e o crescimento desta comunidade.

E a família, expressamos nossos sentimentos, certos de que hoje a D. Maria Rosa encontrasse descansando nos eternos braços Pai!


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

AÍ ONDE VOCÊ ESTÁ

Se você exige de si mesmo perfeição, nunca irá alcançá-la. O medo de cometer um erro é a causa principal de cometê-lo. Ao invés de buscar perfeição, descontraia e busque a excelência.   Bud Winter
O passado pertence à História; o futuro, a Deus. O passado passou; o futuro ainda virá. E nós vivemos o presente, apenas o momento presente. Viver com os olhos e o coração voltados para o passado é semelhante a dirigir uma carro com os olhos fixos no retrovisor: o desperdício de energia é grande e o perigo de acidente se torna iminente. 

O passado tem lições. O futuro tem sonhos. Mas se temos algum domínio, ele se limita ao presente. Por isso comece onde você está, nesse lugar, nesse momento. Não desperdice energias ruminando o passado. Não permita que os fracassos e os erros do passado azedem o seu presente e paralisem sua caminhada para um futuro melhor. Aí onde você está, agora, é perfeitamente possível começar a trajetória para o destino que deseja alcançar, bastando apenas que você se comprometa com a sua trajetória. 

Hoje é o dia propício para você começar a fazer da sua vida uma caminhada gloriosa. Um passo, apenas um passo, pode mudar o rumo do resto da sua vida. Os desapontamentos do passado estão atrás de você, e um novo e radiante dia está à sua disposição. O que é que você deseja realizar?
Nélio DaSilva
Para Meditação:
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Mateus7:7-8

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MELHOR IMPRESSÃO

Pense nas pessoas que têm provocado a melhor impressão em você, e você irá perceber que são exatamente essas pessoas que têm tocado em alguma coisa realmente genuína em seu interior. Peter Frankel
S e você verdadeiramente deseja impressionar outras pessoas, busque impressioná-las com aquilo que elas são, e não com aquilo que você é. Trabalhe para retirar delas o que existe de melhor, e elas certamente irão também perceber o que existe de melhor em você. 

Os líderes mais fortes e saudáveis não são aqueles que exercem comando sobre outros, e sim os que habilitam outros a comandar. Os professores mais eficientes não são os que impõem seus conhecimentos, mas aqueles que contagiam seus estudantes com a paixão de aprender. Os mais bem-sucedidos vendedores não são os que manipulam seus clientes a fim de comprar seus produtos, mas aqueles que compreendem e satisfazem plenamente as necessidades dos seus clientes. 

Pense em alguém que você conhece, que respeita e admira de verdade, e aquela pessoa será alguém que irá retirar o melhor de você. Não importa qual seja a situação econômica ou a precariedade do mercado de trabalho; nunca haverá falta de oportunidade para as pessoas que encontram uma maneira de retirar o que existe de melhor em outras.
Nélio DaSilva
Para Meditação:
Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.  Filipenses 2:3

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Escrevendo a melhor história

 Escrever uma história requer um preparo adequado. Escrever a melhor história requer uma dedicação sem igual. 
 
Você e eu somos personagens da mais importante história, a história da nossa vida. Existem capítulos maravilhosos que já fazem parte, mas existem outros tantos capítulos que comporão a história de nossas vidas.
 
Serão capítulos emocionantes, cheios de suspense e surpresas. Mas, a pergunta é: serão capítulos vitoriosos ou que descreverão o nosso fracasso? Quem não se preocupa com a sua história, a entrega a um final melancólico e triste?

Muitos têm hoje uma história sem graça, cheia de episódios tristes e com muitas derrotas acumuladas. Não sabem de onde vieram, onde estão nem para onde irão. Vivem sem compromisso com a verdade e nem se interessam por escrever uma história bonita. Muitos desses vivem repetindo: “Deixa a vida me levar, vida leva eu”.
 
Em II Crônicas encontramos frases muito objetivas que descrevem a história de uma vida toda. Algumas frases nos contam histórias tristes. A vida do rei Jeorão, narrada em 2Cr 21.1-20 é uma dessas. Embora tivesse herdado o trono do seu pai, o bom rei Josafá, e tivesse recebido muitos presentes em prata, ouro e pedras preciosas, quando assumiu o trono e se fortificou, certamente por temor matou todos os seus irmãos e também alguns príncipes de Israel. Jeorão escreveu a sua história andando nos caminhos tortuosos dos reis de Israel, que tinham se desviado completamente do Senhor. Jeorão começou a reinar com a idade de trinta e dois anos. Era bem jovem. Reinou por oito anos. E por sua história que estava sendo escrita de modo triste e não exemplar mereceu a disciplina do Senhor que levantou contra ele o ânimo dos filisteus e dos arábios para guerrearem contra ele. Depois de uma grande derrota o Senhor o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável.  Durante dois anos sofreu dores terríveis e aos quarenta anos morreu e o cronista foi lacônico em descrever essa história de vida: “E se foi, sem deixar saudades de si”. Que triste história. Partir sem deixar saudades!
 
Por outro lado, encontramos também a história do rei Uzias: “Todo o povo de Judá tomou a Uzias, que tinha dezesseis anos, em lugar de seu pai Amazias... Uzias tinha dezesseis anos quando começou a reinar, e reinou cinqüenta e dois anos em Jerusalém... Ele fez o que era correto diante do Senhor... Ele buscou a Deus... e enquanto buscou o Senhor, Deus o fez prosperar” (2Cr 26.1-5). Que história! Que contraste marcante! Quando buscamos o Senhor, quando pedimos que Ele escreva a nossa história, o que Ele escreve é sempre bom e exemplar. Mas, quando deixamos o Senhor, a nossa história se complica, tanto quanto se complicou a história de Uzias quando se envaideceu diante de tudo o que o Senhor tinha lhe dado.
 
Permita que Deus escreva a sua história, pois somente assim ela será bonita e exemplar. Só Deus pode escrever a melhor história!
Que Deus o abençoe,
Pr. Itamir Neves

Itamir Neves

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, possui graduacão em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Cursou grego na USP, é pastor, conferencista e professor nas áreas de Teologia da Vida Cristã, Novo Testamento, Teologia Bíblica, Homilética e Pregação Expositiva. É casado com Beti e tem três filhos: Anna, Itamir e Ana



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Valorize quem esta ao seu lado!

Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente. 

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. 

Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar,mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e não, a esperar. 

Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir maiscópias do que nunca, mas nos comunicamos menos. Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucrosacentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas".

Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na despensa. Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar 'delete'.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Lembre-se dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.

Lembre-se de dizer "eu te amo" à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame... Ame muito. Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.

O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem! Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado.

George Colin


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Motive-se


Max Gehringer, sobre mercado de trabalho na Rádio CBN, apresentou esta “entrevista”:
Existem muitos gurus que sabem dar respostas criativas às grandes questões sobre o mercado de trabalho. Aqui vai um resumo da entrevista com o famoso Reynold Remhn.
Pergunto: Ainda é possível ser feliz num mundo tão competitivo?
Resposta: Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento. A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora os frutos do seu trabalho.
Segunda pergunta: O profissional do futuro será um individualista?
Resposta: Pelo contrário. O azar será de quem ficar sozinho, porque se cair, não terá ninguém para ajudá-lo a levantar-se.
Terceira pergunta: Que conselho o Sr. dá aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho?
Resposta: É melhor ser criticados pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atirados em uma fogueira.
Quarta pergunta: E para os funcionários que tem Chefes centralizados e perversos?
Respostas: Muitas vezes os justos são tratados pela cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria respiração.
Última pergunta: O que é exatamente sucesso?
Resposta: É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir, ele estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.
Belas e sábias respostas.
Eu só queria me desculpar pelo fato de que não existe nenhum Reynold Remhn. Eu o inventei. Todas as respostas, embora extremamente atuais, foram retiradas de um livro escrito há 2.300 anos: o Eclesiastes, do Velho Testamento, da Bíblia.
Mas, se eu digo isso no começo, muita gente, talvez, nem tivesse interesse em continuar ouvindo.

Max Gehringer para a CBN.

Show de bola hein? Reflitamos sobre o conteúdo desta “entrevista” e indaguemo-nos; Como as pessoas reagem quando do conselho de homens ditos importantes? E como estas mesmas pessoas reagem ao serem igualmente, em conteúdo, aconselhadas pela Palavra de Deus?
Quem é Max Gehringer
Atualmente é comentarista rádio CBN, revista Época, Fantástico entre outras mídias.
Graduado em Adm. de empresas, possui uma carreira bem sucedida como executivo de grandes empresas (entre outras, presidente da Pepsi-Cola e da Pullman Santista Alimentos, diretor comercial e industrial da Elma-Chips e diretor de sistemas da Frito Lay nos Estados Unidos.
Detalhe: Começou como Office Boy na antiga Fabrica da Cicca




quarta-feira, 27 de julho de 2011

COMECE JÁ

Separe um tempo para pensar e deliberar; porém, quando o tempo para a ação chegar, pare de pensar e aja! James Peterson
U ma vez que você tomou a decisão, uma vez que você estabeleceu um alvo, comece a agir imediatamente. É assim que um novo momento é criado. Não se movimente para outra direção até que você esteja comprometido com alguma ação que o leve para o seu alvo.

Mantenha o momento ao tomar uma consistente ação. A sua determinação inicial o leva a iniciar, mas é a sua disciplina em agir de maneira consistente que o leva para onde você deseja chegar.

Você já está a caminho, portanto, siga em frente. Você já investiu o seu tempo, esforço e esperança. Lembre-se: com Deus ao seu lado, com compromisso e perseverança, tudo é possivel.
Nélio DaSilva
Para Meditação:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? Salmos 27:1-2

domingo, 17 de julho de 2011

O Sabor da Fofoca


Você já deve ter escutado a história do pastor que tinha em sua igreja duas irmãs fofoqueiras. Um dia, elas viram o carro dele estacionado na frente de um bar, e começaram a espalhar pela igreja que o pastor tinha problemas com bebida.
         Sem que o pastor soubesse, a história se espalhou. Ao descobrir quem estava por trás do boato, o ministro deixou seu carro estacionado durante a noite em frente a casa daquelas irmãs.
         Apesar de não concordarmos com a maneira original de o pastor lidar com o problema, sabemos dos males que a fofoca pode causar. Basta somar a uma situação inusitada, uma pessoa conhecida e importante, e pronto: temos um prato cheio para a fofoca.
        Na fofoca, procuramos desacreditar de alguém ausente. Espalhamos notícias que fazem com que as pessoas pareçam más. Pode até ser verdade o que estamos dizendo, mas se estamos fazendo isso com a intenção de causar dano e diminuir outra pessoa, estamos incorrendo em erro, fazendo fofoca.
         Às vezes, começamos dizendo: “É apenas uma preocupação, mas o que é que você acha de...?” Ou em tom de segredo: “Você soube? Não é mentira. Eu vi. Eu ouvi. Eu estava lá. É verdade mesmo!” E daí recitamos uma suculenta fofoca que vai render durante muito tempo, motivada por inveja, vingança, ou pelo desejo de nos fazer mais importantes do que a outra pessoa.
         A fofoca pode ser altamente destrutiva no ambiente de trabalho. A pessoa alvo da fofoca passa a ser vista como indigna de confiança e fica fora da lista de promoções ou de serviços especiais. Cria-se, assim, um ambiente difícil, gerado pela fofoca. E quando a pessoa está decidida a fofocar mesmo, aumenta sua rede de contatos por meio do telefone e do e-mail.
         O tecido das relações humanas deve ser entremeado de lealdade, transparência e franqueza. Se você notar que a conversa está rumando para a fofoca, mude de direção. Com tato, procure fazer com que a conversa volte ao nível da troca de informações e de ideias. Se você acha que durante o dia ultrapassou o limite, confesse a Deus sua falta por ter escutado e dado atenção à fofoca.
 
“Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:23, 24).

         Boatos e “fofocas” são o prato preferido de muita gente. Certas pessoas sempre querem um pouco mais, estão sempre com fome. Provérbios 26:22.

Autor : Artigo enviado por email

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sem perdão não existe amanhã

Alguém já disse que a família é o lugar dos maiores amores e dos maiores ódios. Compreensível: quem mais tem capacidade de amar, mais tem capacidade de ferir. A mão que afaga é aquela de quem ninguém se protege, e quando agride, causa dores na alma, pois toca o ponto mais profundo de nossas estruturas afetivas. Isso vale não apenas para a família nuclear: pais e filhos, mas também para as relações de amizade e parceria conjugal, por exemplo.

Em mais de vinte anos de experiência pastoral observei que poucos sofrimentos se comparam às dores próprias de relacionamentos afetivos feridos pela maldade e crueldade consciente ou inconsciente. Os males causados pelas pessoas que amamos e acreditamos que também nos amam são quase insuperáveis. O sofrimento resultado das fatalidades são acolhidos como vindos de forças cegas, aleatórias e inevitáveis. Mas a traição do cônjuge, a opressão dos pais, a ingratidão dos filhos, a rixa entre irmãos, a incompreensão do amigo, nos chegam dos lugares menos esperados: justamente no ninho onde deveríamos estar protegidos se esconde a peçonha letal.

Poucas são minhas conclusões, mas enxerguei pelo menos três aspectos dessa infeliz realidade das dores do amar e ser amado. Primeiro, percebo que a consciência da mágoa e do ressentimento nos chega inesperada, de súbito, como que vindo pronta, completa, de algum lugar. Mas quando chega nos permite enxergar uma longa história de conflitos, mal entendidos, agressões veladas, palavras e comentários infelizes, atos e atitudes danosos, que foram minando a alegria da convivência, criando ambientes de estranhamento e tensões, e promovendo distâncias abissais.

Quando nos percebemos longe das pessoas que amamos é que nos damos conta dos passos necessários para que a trilha do ressentimento fosse percorrida: um passo de cada vez, muitos deles pequenos, que na ocasião foram considerados irrelevantes, mas somados explicam as feridas profundas dos corações.

Outro aspecto das dores do amar e ser amado está no paradoxo das razões de cada uma das partes. Acostumados a pensar em termos da lógica cartesiana: 1 + 1 = 2 e B vem depois de A e antes de C, nos esquecemos que a vida não se encaixa nos padrões de causa e efeito do mundo das ciências exatas. Pessoas não são máquinas, emoções e sentimentos não são números, relacionamentos não são engrenagens. É ingenuidade acreditar que as relações afetivas podem ser enquadradas na simplicidade dos conceitos certo e errado, verdade e mentira, preto e branco. A vida é zona cinzenta, pessoas podem estar certas e erradas ao mesmo tempo, cada uma com sua razão, e a verdade de um pode ser a mentira do outro. Os sábios ensinam que “todo ponto de vista é a vista de um ponto”, e considerando que cada pessoa tem seu ponto, as cores de cada vista serão sempre ou quase sempre diferentes. Isso me leva ao terceiro aspecto.

Justamente porque as feridas dos corações resultam de uma longa história, lida de maneiras diferentes pelas pessoas envolvidas, o exercício de passar a limpo cada passo da jornada me parece inadequado para a reconciliação. Voltar no tempo para identificar os momentos cruciais da caminhada, o que é importante para um e para outro, fazer a análise das razões de cada um, buscar acordo, pedir e outorgar perdão ponto por ponto não me parece ser a melhor estratégia para a reaproximação dos corações e cura das almas.

Estou ciente das propostas terapêuticas, especialmente aquelas que sugerem a necessidade de re–significar a história e seus momentos específicos: voltar nos eventos traumáticos e dar a eles novos sentidos. Creio também na cura pela fala. Admito que a tomada de consciência e a possibilidade de uma nova consciência produzem libertações, ou, no mínimo, alívios, que de outra maneira dificilmente nos seriam possíveis. Mas por outro lado posso testemunhar quantas vezes já assisti esse filme, e o final não foi nada feliz. Minha conclusão é simples (espero que não simplória): o que faz a diferença para a experiência do perdão não é a qualidade do processo de fazer acordos a respeito dos fatos que determinaram o distanciamento, mas a atitude dos corações que buscam a reaproximação. Em outras palavras, uma coisa é olhar para o passado com a cabeça, cada um buscando convencer o outro de sua razão, e bem diferente é olhar para o outro com o coração amoroso, com o desejo verdadeiro do abraço perdido, independentemente de quem tem ou deixa de ter razão. Abraços criam espaço para acordos, mas a tentativa de celebrar acordos nem sempre termina em abraços.

Essa foi a experiência entre José e seus irmãos. Depois de longos anos de afastamento e uma triste história de competições explícitas, preferências de pai e mãe, agressões, traições e abandonos, voltam a se encontrar no Egito: a vítima em posição de poder contra seus agressores. José está diante de um dilema: fazer justiça ou abraçar. Deseja abraçar, mas não consegue deixar o passado para trás. Enquanto fala com seus irmãos sai para chorar, e seu desespero é tal que todos no palácio escutam seu pranto. Mas ao final se rende: primeiro abraça e depois discute o passado. Essa é a ordem certa. Primeiro, porque os abraços revelam a atitude dos corações, mais preocupados em se (re)aproximar do que em fazer valer seus direitos e razões. Depois, porque, no colo do abraço o passado perde força e as possibilidades de alegrias no futuro da convivência restaurada esvaziam a importância das tristezas desse passado funesto.

Quando as pessoas decidem colocar suas mágoas sobre a mesa, devem saber que manuseiam nitroglicerina pura. As palavras explodem com muita facilidade, e podem causar mais destruição do que promover restauração. Não são poucos os que se atrevem a resolver conflitos, e no processo criam outros ainda maiores, aprofundam as feridas que tentavam curar, ou mesmo ferem novamente o que estava cicatrizado. Tudo depende do coração. O encontro é ao redor de pessoas ou de problemas? A intenção é a reconciliação entre as pessoas ou a busca de soluções para os problemas? Por exemplo, quando percebo que sua dívida para comigo afastou você de mim, vou ao seu encontro em busca do pagamento da dívida ou da reaproximação afetiva? Nem sempre as duas coisas são possíveis. Infelizmente, minha experiência mostra que a maioria das pessoas prefere o ressarcimento da dívida em detrimento do abraço, o que fatalmente resulta em morte: as pessoas morrem umas para as outras e, consequentemente, as relações morrem também. A razão é óbvia: dívidas de amor são impagáveis, e somente o perdão abre os horizontes para o futuro da comunhão. Ficar analisando o caderno onde as dívidas estão anotadas e discutindo o que é justo e injusto, quem prejudicou quem e quando, pode resultar em alguma reparação de justiça, mas isso é inútil – dívidas de amor são impagáveis.

Mas o perdão tem o dia seguinte. Os que recebem perdão e abraços cuidam para não mais ferir o outro. Ainda que desobrigados pelo perdão, farão todo o possível para reparar os danos do caminho. Mas já não buscam justiça. Buscam comunhão. Já não o fazem porque se sentem culpados e querem se justificar para si mesmos ou para quem quer que seja, mas porque se percebem amados e não têm outra alternativa senão retribuir amando. As experiências de perdão que não resultam na busca do que é justo desmerecem o perdão e esvaziam sua grandeza e seu poder de curar. Perdoar é diferente de relevar. Perdoar é afirmar o amor sobre a justiça, sem jamais sacrificar o que é justo. O perdão coloca as coisas no lugar. E nos capacita a conviver com algumas coisas que jamais voltarão ao lugar de onde não deveriam ter saído. Sem perdão não existe amanhã.

Autor: Pastor Ed René Kivitz 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Tempo de Deus


Em alguns momentos, temos a impressão de que Deus está muito distante como se estivesse indiferente ás nossas necessidades, sem pressa alguma em nos atender. Surge, a partir daí, uma tensão, entre a nossa pressa e a aparente demora de Deus. O resultado, não raro, é a sensação de abandono, de agonia e de impotência total.

Há três reflexões que precisamos fazer nessas ocasiões. A primeira, Deus não tem pressa! O agir de Deus como Senhor do tempo, da vida e da história é na exata medida de sua precisão. Ele é perfeito em tudo que faz. A pressa é própria do homem. Nossas neuroses não combinam com a paciência de Deus, sendo sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas. O fluxo da vida é como o leito de um rio, que corre sozinho, sem pressa que ninguém precise apressá-lo.

Em segundo lugar, a aparente demora de Deus deve ser entendida por nós como um tempo pedagógico. Enquanto esperamos, Ele nos está ensinando algo. Muitas vezes, é na expectativa da espera que encontramos tempo para um mergulho em nossa interioridade, mudamos nossas percepções, refletimos sobre nossos valores, sentimentos e prioridades. Esperar origina uma forma de aprender. Quando esperamos por Deus, estamos aprendendo com ELE.

Uma terceira reflexão que deparamos no espaço do tempo entre a procura e a resposta, é que na vida nada melhor que um dia após o outro. O tempo sempre nos traz á luz aquilo que não conseguimos enxergar de imediato, porque a pressa encobre nossa visão. Consequentemente, a paciência produz a experiência, e a experiência nos conduz á esperança. Quem quiser colher frutos no futuro, precisa aprender a plantar esperança e paciência. Logo, por que apressar o rio se ele corre sozinho e naturalmente?

A cultura do imediato, das respostas prontas, da comida rápida e das demais neuroses que a sociedade moderna nos impõe, acaba roubando de nós a paciência, uma das virtudes mais indispensáveis para quem quer viver uma vida melhor, e colher os frutos de um amanhã salutar.
A vida desenvolve uma contínua construção, sempre inacabada, que exige repensar valores, vivenciar novos sentimentos, aprender novas lições, conquistar novos espaços e vislumbrar novos horizontes. A vida é pedagogia pura. Ela é um aprendizado forjado nas lições do cotidiano.

Deixemos pois, que cada dia dê conta de si mesmo, e que despeje suas águas turvas, cheias de mazelas e tensões, sempre ao pôr do sol. Tenhamos sempre em mente que Deus está no controle de tudo inclusive do tempo. Porque, então apressar o rio? Siga o conselho de Jesus, o Mestre da vida:

"NÃO ANDEIS ANSIOSOS PELO AMANHÃ; BASTA CADA DIA O SEU PRÓPRIO MAL".

 Deus não tem pressa! Nós é que não sabemos viver.

Autor: Pr. Estevam Fernandes

sexta-feira, 8 de julho de 2011

SUA MISSÃO HOJE?


                                
Comece hoje a praticar aquela ação que você está procrastinando, e a energia de que tanto precisa irá surgir. Se você está desmotivado, mesmo assim comece a se movimentar, e em breve você sentirá os reflexos da sua ação. James Carrigan

É fácil identificar pessoas que trazem consigo um forte senso de missão. Elas são determinadas, focadas, energéticas, entusiáasticas e difíceis de serem paradas. A empolgação em tornos dos seus alvos é contagiosa e com relativa facilidade elas encontram o suporte de outros. Nenhum obstáculo é tão grande, mas, sim, um novo desafio a ser superado.

Na realidade, todas as pessoas estão em algum tipo de missão. Ocorre, porém, que nem todas “missões” são empolgantes e muitas pessoas saltam de um projeto para outro projeto com muita rapidez.

Qual é a sua missão hoje? Apenas viver mais um dia sem, pelo menos, investir um significativo esforço em algo de relevância? Ou você está envolvido em algo tão empolgante que outras pessoas estão também empolgadas em unirem-se a você? A realidade é que naquilo com o qual você está comprometido, as chances serão muito fortes disso se tornar uma realidade. Faça da sua missão algo relevante e a sua positiva influência será de grande benefício a todos que o cercam.

Nélio DaSilva

Para Meditação:
Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, 2 pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz. Provérbios 3:1-2

quarta-feira, 6 de julho de 2011

É necessário que ELE cresça e que eu diminua. João 3:30

Ainda que a figueira não floresça


Que profunda experiência do profeta Habacuque registrada na Palavra de Deus (Hc 3:17-18), não vendo o fruto na videira, nem o gado nos currais, nem trigo pra colher, enfim, não vendo sinais de prosperidade e benção, refletindo seu momento de expectativa, de espera, de deserto, de perplexidade, de luta interior, de desencanto, de orações ainda sem respostas, de não entendimento dos caminhos e propósitos do Senhor, diante de tão grave realidade social da época..
Experiência que se repete em nossas vidas em tantas realidades no mundo, diante de situações de igual expectativa, dor, decepção e perplexidade, permitida por Deus para sermos depurados em nossa fé, para conhecermos mais de nós mesmos, para aprendermos a dependência Nele, para colocarmos nossa esperança Nele, para reafirmarmos nossa confiança Nele, e somente Nele, para não só andarmos com Ele por ouvir falar, mas por experimentar e andar da Sua Presença!
Experiência de poder conhecer mais da fidelidade e bondade de Deus quando as coisas não andam bem em nosso interior, em nossas famílias, em nossos estudos e atividades profissionais, em nossos relacionamentos, em nossas igrejas, quando vivemos na escassez, rotina e aridez do dia a dia, quando a injustiça e violência nos envolvem, enfim, quando precisamos de forma profunda da ação da graça de Deus.
…TODAVIA EU ME ALEGRO NO SENHOR QUE É A MINHA SALVAÇÃO…
O profeta mostra que é possível, ainda que todas as circunstâncias pareçam desfavoráveis, experimentar da ministração de Deus, de Sua paz e alegria em nossos corações. É de fato uma experiência sobrenatural, acima da razão, que vem de fora para dentro de nossos corações e mentes como resultado da ação incessante e amorosa do Espírito Santo em nós.
É a manifestação da fidelidade e soberania do Senhor, é o consolo e encorajamento sempre presente na hora da angústia e tribulação, é a mão estendida Daquele que nos ama, ama e ama, com amor incondicional de Pai, compreensivo, paciente, gracioso e misericordioso.

Nelson Bomilcar

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma Família dedicada a Deus

Estamos no mês da família, mês de lembrarmos sua importância  na sociedade! Uma sociedade que tem famílias estruturadas é uma sociedade mais forte!
               Temos visto que os últimos tempos as famílias tem perdido a força! A razão de tantas tragédias, como violência domestica, pedofilia, crimes inexplicáveis como o assassinato de toda a família por uma mãe, retratam a situação caótica dos lares!
               Como enfrentar uma situação tão aterrorizadora com esta? Como preservar os filhos? E o casamento? Como manter a família unida e forte frente aos inúmeros ataques de Satanás e seus seguidores?
               A única forma que conheço é a FAMÍLIA DEDICADA A DEUS! Ele, e somente Ele, pode cuidar e ajudar as famílias! Ele é o construtor e mantenedor das famílias! Em suas mãos estão às bênçãos a todas as famílias!
               A Bíblia diz: Entrega teu caminho ao Senhor; confia NELE, e ELE tudo fará (Salmos 37:5). Parafraseando! DEDICA a TUA FAMÍLIA ao Senhor; confia NELE, e ELE tudo fará.
               Além de dedicar a família a Deus, é necessário descansar no Senhor. Como o texto: Descansa no Senhor, e espera NELE; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios. (Salmo 37:7).
               Hoje mesmo você pode dedicar sua família a Deus e descansar NELE! Faça esta oração: “Senhor! Venho diante de Ti! Suplicar, implorar! Cuida da minha família! Senhor eu a dedico em tuas mãos, para ser protegida, abençoada, ajudada, agasalhada por Ti. Cuida dos meus filhos! Cuida do(a) meu(minha) esposo(a)! Não deixe que Satanás ache brechas em meu lar! Ajuda a descansar em teu poder! Que este mês eu veja um milagre em minha família, começando por mim! Amém e amém!!!  
  Pr. Marcelo Marques

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Valorizando Sentimentos.

O coração tem razões que a própria razão desconhece.  Pascal

Todo sentimento tem uma razão, e todo sentimento traz consigo uma razão. Apesar de não ser sábio permitir que seus sentimentos controlem suas ações, por outro lado também não é sábio ignorá-los. 

Talvez seus sentimentos do passado o tenham levado para baixo. Ainda assim isso não é razão para ignorar a maneira como você se sentiu. Da mesma forma que determinados padrões de pensamentos podem ser mudados após certo tempo, seus sentimentos também podem ser transformados. A realidade é que quando você decide neles trabalhar eles podem crescer de maneira positiva, tornando-se mais gratificantes, mais enriquecedores. 

Foi Deus quem criou suas emoções, e esse mesmo Deus lhe deu liberdade para tomar decisões que podem fazer uma enorme diferença na sua vida. Valorize seus sentimentos, ao vivê-los numa demonstração prática de que sentimentos, quando combinados com a atitude correta o levarão a experimentar uma nova maneira de viver.

Para Meditação:

Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações. Salmos 21:2

Nélio da Silva.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dia da Familia

Nesta Quinta passamos nosso feriado juntos, foi um dia maravilhoso, cheio de diversão de amor, cheio de afeto uns pelo outros, conversamos sobre a importância de familia, sobre a maravilha que é estar bem com o nosso mais próximo a nossa familia, curtimos momentos único, um delicioso almoço e uma tarde linda terminando com a  chuva nos levando ao aconchego dos nossos lares. Deus sempre nos surpreende! 
Confira as fotos na integra,
                       
                                       Adolescentes descontração
                                                                       Gardel no Foco
                                                                    Oração em familia
                                                                        Todos Juntos

                                                                    Curtindo a Familia
                                                                        Bem sossegado